Você já ouviu falar do detector de fadiga da Volkswagen? Essa tecnologia previne acidentes de trânsito causados pelo cansaço e pela sonolência ao volante.
O sistema funciona assim: sensores instalados no veículo monitoram o comportamento do motorista, analisando a posição do volante, a velocidade, as acelerações e frenagens e o tempo de direção contínuo. A partir dessas informações, o detector analisa os padrões para saber se o condutor está cansado ou sonolento.
Quando o sistema detecta sinais de fadiga, um alerta sonoro e visual é emitido no painel, indicando que o motorista precisa fazer uma pausa para descansar. O alerta pode ser acompanhado por uma mensagem escrita, recomendando realizar parada em local seguro.
Mas, por que se preocupar em ter o detector de fadiga?
O detector de fadiga é um grande aliado de motoristas que precisam fazer viagens longas, seja a trabalho ou a lazer. Isso porque o cansaço e a sonolência podem reduzir a capacidade de concentração e reflexos do condutor, aumentando o risco de acidentes graves.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET), cerca de 42% dos acidentes de trânsito no Brasil estão relacionados ao cansaço. Ou seja, dirigir com fadigado é uma das principais causas de morte nas rodovias de todo o país.
Por isso, adquirir um veículo com detector de fadiga é extremamente importante para garantir mais segurança e conforto a sua viagem. Aqui na Reauto você encontra essa tecnologia nos veículos Polo, Nivus, Taos, T-cross e Jetta.
Conheça outras 5 tecnologias incríveis presentes nos carros da Volkswagen