Se você vai viajar nessas férias e não tem costume de fazer revisões no seu carro, tome cuidado. Se não fizer uma boa manutenção você pode ficar na mão na estrada.
Para que isso não aconteça, saiba o que pedir ao mecânico para checar no seu veículo antes de “cair no trecho”:
Troca de óleo do motor
Para dar início a lista temos a troca de óleo. Esse serviço é fundamental para o bom funcionamento do motor, garantindo a lubrificação de suas partes móveis e evitando o desgaste das peças.
Caso ela não seja feita no tempo certo, o motor do seu carro pode ter danos nos cabeçotes, cilindros e até mesmo chegar a fundir.
Por isso, para evitar transtorno, não se esqueça de pedir ao mecânico para conferir se o filtro de óleo e o lubrificante estão em boas condições de uso. Caso não estejam, peça para realizar a troca.
Alinhamento e balanceamento
A falta de alinhamento faz com que o carro saia da trajetória e fique com a direção puxando para os lados de forma involuntária.
Já a falta de balanceamento dos pneus pode fazer com que o volante do seu veículo trepide quando você precisar frear ou estiver em velocidades mais elevadas.
Ou seja, tudo isso exige muito mais atenção e esforço do motorista para controlar o carro, tornando a viagem mais cansativa, além de provocar o desgaste prematuro dos pneus e de outros componentes do veículo.
Correias precisam ser verificadas na revisão de férias
Na revisão de férias, é fundamental realizar a checagem das três principais correias do seu carro: a dentada, do alternador e do ar-condicionado.
Se elas estiverem ressecadas ou trincadas, o risco de arrebentar durante a viagem é grande e você pode ter que desistir do seu passeio.
Se a correia dentada romper, o motor pare de funcionar e o carro não possa mais ser ligado. Com isso, será preciso acionar o reboque e com certeza o motor terá de ser submetido a uma retífica, causando um grande prejuízo.
Já, se o problema for na correia do alternador, a bateria deixa de ser recarregada e, em pouco tempo, o veículo pode parar de funcionar.
Por fim, se a correia do ar-condicionado se romper, ele para de funcionar. Logo, você terá que completar sua viagem sem o conforto do ar geladinho.
Sistema de ar precisa ser 100% revisado
E falando de ar-condicionado, é importante que o sistema de refrigeração também passe por uma verificação completa.
Por isso, na revisão de férias é preciso realizar a troca do filtro de ar e das mangueiras, caso estejam ressecadas ou trincadas, além de conferir o gás do sistema.
Regulagem dos faróis precisa ser feita na revisão de férias
Antes de viajar com o carro cheio de malas e pessoas, é fundamental regular os faróis. Se o seu carro não for um Volkswagen, equipado de série com regulagem automática dos faróis, você pode ofuscar a visão dos motoristas, comprometendo a visibilidade e prejudicando a dirigibilidade.
Isso por que, com o peso da bagagem no porta-malas, a traseira do veículo irá abaixar e a frente levantar. Com isso, o facho de luz do farol irá atingir diretamente as vistas de quem estiver trafegando no sentido contrário.
Sem contar que dirigir com os faróis desregulados é uma infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e até retenção do seu veículo.
Sistema de freios
Por último, mas não menos importante, temos o sistema de freios. Se eles já são indispensáveis com o carro vazio, imagine com o peso das bagagens mais a família completa dentro do carro?
Por isso, antes de viajar lembre-se de pedir ao mecânico para conferir o estado das pastilhas, lonas, discos e do fluido de freios do seu carro, para que estejam conforme as recomendações do fabricante.
Assim, você garante que o veículo pare com segurança, mesmo em descidas longas e sinuosas ou em velocidades mais altas, além de ter uma resposta mais rápida dos freios em uma situação de emergência.