Início Dicas Volkswagen Vai viajar? Saiba como preparar seu veículo para pegar estrada!

Vai viajar? Saiba como preparar seu veículo para pegar estrada!

0
18
Revisão de férias
Fazer as revisões garante uma viagem mais segura e menos cansativa

Se você vai viajar nessas férias e não tem costume de fazer revisões no seu carro, tome cuidado. Se não fizer uma boa manutenção você pode ficar na mão na estrada.

Para que isso não aconteça, saiba o que pedir ao mecânico para checar no seu veículo antes de “cair no trecho”:

Troca de óleo do motor

Revisão de férias

Para dar início a lista temos a troca de óleo. Esse serviço é fundamental para o bom funcionamento do motor, garantindo a lubrificação de suas partes móveis e evitando o desgaste das peças.

Caso ela não seja feita no tempo certo, o motor do seu carro pode ter danos nos cabeçotes, cilindros e até mesmo chegar a fundir.

Por isso, para evitar transtorno, não se esqueça de pedir ao mecânico para conferir se o filtro de óleo e o lubrificante estão em boas condições de uso. Caso não estejam, peça para realizar a troca.

Alinhamento e balanceamento

Revisão de férias

A falta de alinhamento faz com que o carro saia da trajetória e fique com a direção puxando para os lados de forma involuntária.

Já a falta de balanceamento dos pneus pode fazer com que o volante do seu veículo trepide quando você precisar frear ou estiver em velocidades mais elevadas.

Ou seja, tudo isso exige muito mais atenção e esforço do motorista para controlar o carro, tornando a viagem mais cansativa, além de provocar o desgaste prematuro dos pneus e de outros componentes do veículo.

Correias precisam ser verificadas na revisão de férias

Revisão de férias

Na revisão de férias, é fundamental realizar a checagem das três principais correias do seu carro: a dentada, do alternador e do ar-condicionado.

Se elas estiverem ressecadas ou trincadas, o risco de arrebentar durante a viagem é grande e você pode ter que desistir do seu passeio.

Se a correia dentada romper, o motor pare de funcionar e o carro não possa mais ser ligado. Com isso, será preciso acionar o reboque e com certeza o motor terá de ser submetido a uma retífica, causando um grande prejuízo.

Já, se o problema for na correia do alternador, a bateria deixa de ser recarregada e, em pouco tempo, o veículo pode parar de funcionar.

Por fim, se a correia do ar-condicionado se romper, ele para de funcionar. Logo, você terá que completar sua viagem sem o conforto do ar geladinho.

Sistema de ar precisa ser 100% revisado

E falando de ar-condicionado, é importante que o sistema de refrigeração também passe por uma verificação completa.

Por isso, na revisão de férias é preciso realizar a troca do filtro de ar e das mangueiras, caso estejam ressecadas ou trincadas, além de conferir o gás do sistema.

Regulagem dos faróis precisa ser feita na revisão de férias

Revisão de férias

Antes de viajar com o carro cheio de malas e pessoas, é fundamental regular os faróis. Se o seu carro não for um Volkswagen, equipado de série com regulagem automática dos faróis, você pode ofuscar a visão dos motoristas, comprometendo a visibilidade e prejudicando a dirigibilidade.

Isso por que, com o peso da bagagem no porta-malas, a traseira do veículo irá abaixar e a frente levantar. Com isso, o facho de luz do farol irá atingir diretamente as vistas de quem estiver trafegando no sentido contrário.

Sem contar que dirigir com os faróis desregulados é uma infração grave, gerando multa de R$ 195,23 e até retenção do seu veículo.

Sistema de freios

Por último, mas não menos importante, temos o sistema de freios. Se eles já são indispensáveis com o carro vazio, imagine com o peso das bagagens mais a família completa dentro do carro?

Por isso, antes de viajar lembre-se de pedir ao mecânico para conferir o estado das pastilhas, lonas, discos e do fluido de freios do seu carro, para que estejam conforme as recomendações do fabricante.

Assim, você garante que o veículo pare com segurança, mesmo em descidas longas e sinuosas ou em velocidades mais altas, além de ter uma resposta mais rápida dos freios em uma situação de emergência.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui