Com 70 anos de história no país, a Volkswagen começou suas atividades em uma garagem alugada na rua do Manifesto, na cidade de São Paulo, em 1953. O local funcionou como primeiro escritório da VW no Brasil e serviu para lançar as primeiras versões do Fusca e da Kombi no país. Alguns anos depois, em 18 de novembro de 1959, a marca abriu a Fábrica Anchieta, a primeira de muitas que surgiram, com a presença dos presidentes da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, e da Volkswagen alemã, Heinrich Nordhoff.
O que começou impactando somente a economia de São Paulo, atualmente movimenta diferentes indústrias em todo o país. Ao todo, são mais de 12 mil colaboradores empregados, 300 empresas fornecedoras parceiras e 478 pontos de vendas espalhados por todo o Brasil. Os veículos da Volkswagen produzidos no Brasil são exportados para as Américas, África, Ásia e até mesmo para a Europa, onde estão suas raízes. Conheça a seguir as fábricas que fazem todo esse mercado funcionar:
Unidade Anchieta
A primeira fábrica brasileira da VW foi instalada na cidade de São Bernardo do Campo (SP). Com 50% dos componentes nacionais, foi nesta unidade que a Volkswagen produziu as primeiras versões do Fusca e Kombi, além de outros modelos que fizeram sucesso no Brasil.
Atualmente, a fábrica Anchieta produz os modelos Nivus, Polo, Virtus e Saveiro.
Fábrica de Taubaté
Inaugurada em 1976, a fábrica de Taubaté surgiu como um pólo criador de peças, mas passou a desenvolver seus primeiros veículos nos anos seguintes e se destaca como uma das principais unidades tecnológicas da empresa em todo o mundo.
Dentre os mais de 7 milhões de veículos produzidos ali estão: Gol, Voyage e up!
Unidade São Carlos
Criada em 1996, a fábrica dobrou de tamanho para atender a demanda pela usinagem de blocos, cabeçotes e virabrequim, além de linhas de montagem de cabeçotes e motores.
A unidade já produziu mais de 12 milhões de monitores para modelos como Nivus, Novo Polo, Virtus, up!, Cross up!, Fox, Gol, Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Tiguan e Jetta.
Fábrica de São José dos Pinhais
Instalada em 1999, a unidade foi pioneira no uso do robô colaborativo para montagem dos veículos, tornando o processo mais seguro. A fábrica conta ainda com algumas pistas que permitem os testes iniciais dos carros, assegurando a qualidade com relação a ruídos, funcionamentos de sistema de freio, suspensão e motor.
Veículos como Fox, VW T‑Cross, Novo Golf e Audi Q3 são originais desta unidade da Volkswagen no Paraná.