No final de 2022, o Volkswagen Gol se aposentou no Brasil. Com direito a série de despedida, o Gol Last edition, o hatch saiu de linha como o modelo mais vendido na história do nosso mercado.
Isso mesmo, ao longo de seus 42 anos, o modelo teve mais de 7 milhões de unidades comercializadas dentro do país, dentre as mais de 8,5 milhões produzidas. Para se ter uma ideia do tamanho desse feito, é necessário somar os Fiat Uno e Palio ao VW Fusca para ultrapassar o montante de vendas do líder.
O modelo teve vendas tão bem sucedidas que alcançou o posto de carro mais vendido do Brasil por 27 anos consecutivos, de 1987 a 2014. Por isso, no ano que a Volkswagen completa 70 anos de história no Brasil, relembre todas as versões do queridíssimo do público:
VW Gol G1
A primeira geração do Gol surgiu em 1980 como um projeto desenvolvido pela filial brasileira da Volkswagen. Essa linha com carroceria de duas portas tinha motor refrigerado a ar e câmbio de quatro marchas.
Um ano depois, o Gol ganhou versão com motor 1.6, também refrigerado a ar, e posteriormente passou a vir com motores 1.6 e 1.8, com refrigeração líquida.
Em 1989, o Gol GTi fez história ao estrear como o primeiro carro nacional com injeção eletrônica.
VW Gol G2
O Gol G2 é um dos modelos mais marcantes da Volkswagen. Conhecido pelo público como “Gol Bolinha”, o modelo marcou o fim das formas quadradas do carro, sendo a primeira grande transformação do Gol no país.
Com a nova carroceria lançada em 1994, a proposta era imprimir ao modelo um ar de sofisticação e maior qualidade construtiva. Além disso, o modelo que primeiramente, chegou ao mercado com duas portas ganha, na segunda geração, a opção de quatro portas, lançada em 1998.
VW Gol G3
O Volkswagen Gol G3 surgiu em 1999 como uma atualização em relação ao G2. O G3 trouxe faróis e lanternas mais retilíneos, grade ampliada e interior completamente redesenhado. O carro tinha um painel inspirado no Golf. Foi nesta linha que o Gol se tornou o precursor da tecnologia flex, lançada em 2003 na versão com motor 1.6 Total Flex.
VW Gol G4
No VW Gol G4, apresentado em 2005, as linhas retilíneas do G3 foram substituídas por traços mais arredondados para faróis e lanternas. Na cabine, o belo quadro de instrumentos com conta-giros e velocímetro tradicionais (lado a lado) foi substituído pela mesma peça utilizada no Fox.
Na parte externa, o modelo ainda recebeu um novo conjunto de rodas e calotas, totalmente renovado, representando as reluzentes engrenagens mecânicas. Assim como novos faróis de neblina, nova tampa traseira, novo vidro vigia que cobre a coluna C, novo limpador da tampa traseira fixado no vidro e novas cores externas.
VW Gol G5
Quando fora lançado em 2008, o Gol G5 seguia o que havia de mais moderno em termos de design na linha Volkswagen. Isso se dava pela proximidade com o até então queridinho dos SUVs, o Tiguan, com seus faróis duplos e bem recortados. Essa geração do veículo representou um salto em qualidade construtiva, dirigibilidade e acabamento em relação aos antecessores.
Esse modelo passou a ser construído em uma versão atualizada da plataforma PQ24, que até então era utilizada no Brasil nos modelos Polo e Fox. Isso possibilitou que o Gol pudesse adotar motores de disposição transversal, com mais espaço interno. Também foi o primeiro Gol da história a não ter opção de carroceria com duas portas. Sim, esse modelo ganhou uma carroceria com três portas, bem esportiva.
Quando foi lançado em 2008, o G5 contava com duas versões de motorização, sendo uma 1.0 8V flex de 72 a 76 cv e 1.6 8V de 101 a 104 cv.
Volkswagen Gol G6
Lançado em 2012 como linha 2013, o Gol G6 ganhou faróis e grade com traços mais retilíneos, enquanto a traseira adotou lanternas mais arredondadas e a seção central da tampa do porta-malas em alto relevo. Também recebeu atualizações de calibração nos motores 1.0 e 1.6 da família EA-111. Outra novidade foi a volta da carroceria de duas portas nas versões 1.0. No ano de 2015, o G6 recebeu o motor 1.6 EA-211 na versão Rallye.
O G6 surgiu com algumas versões interessantes, dentre elas Trendline, Comfortline, Highline, Power, Track e Rallye, sem contar a série especial Seleção, alusiva à Copa do Mundo de 2014.
VW Gol G7
Para manter o ar de novidade do Gol, a Volkswagen redesenhou novamente a dianteira do compacto no modelo G7, lançado em 2016 como linha 2017. O para-choque recebeu maior entrada de ar inferior, enquanto os faróis ganharam novo design. Na traseira, as lanternas ganharam novas lentes com aspecto tridimensional, enquanto a tampa do porta-malas novamente adotou vincos em baixo relevo.
O maior destaque dessa reestilização foi a cabine, com painel completamente redesenhado e opção de central multimídia com tela tátil. Na mecânica, o G7 marcou a chegada do motor 1.0 três-cilindros da família EA-211.
VW Gol G8
Por fim, chegamos ao VW Gol G8, que marcou a chegada da oferta de câmbio automático de seis marchas para o modelo – na linha 2019, lançada em 2018. No interior, além da nova alavanca de câmbio, houve mudanças em grafismos no quadro de instrumentos e nos revestimentos dos bancos.