O Hill Hold Control (HHC), ou assistente de partidas em rampa, no português, é um recurso de segurança e conforto oferecido pela Volkswagen para facilitar a condução dos motoristas no dia a dia.
Projetado para identificar a inclinação da via e manter o carro parado por alguns segundos, mesmo após o motorista soltar o pedal dos freios, o HHC evita que o veículo se desloque para trás. Com isso, o condutor consegue ter mais controle do próprio carro e mais segurança para arrancadas suaves.
O HHC é especialmente útil em situações em que é preciso realizar a arrancada em manobras e balizas em terrenos íngremes sejam aclives ou declives, como ao sair de estacionamentos de shoppings e garagens ou ainda ao arrancar em semáforos na subida.
Segundo a própria montadora, “Em aclives acima de 5%, o sistema mantém o veículo freado por até 2 segundos, após o motorista aliviar o pedal do freio. Os freios são liberados progressivamente durante a aceleração, permitindo a partida do veículo com mais conforto e tranquilidade em rampas”.
Essa é uma tecnologia essencial da Volkswagen que além de conforto é capaz de evitar colisões com outros carros ou obstáculos atrás do veículo, promovendo uma experiência de direção mais suave e segura. A Volkswagen oferece o HHC em todos veículos da família Polo, Nivus, T-Cross, Taos e Virtus.